Make your own free website on Tripod.com

 

Sonhei com o passado

 

 wpe1.jpg (16773 bytes)

Esta noite tive um sonho estranho... Estava no ano de 1348.

Vivia, no Porto, numa casa de pedra junto às muralhas. Fui, a pé, visitar os meus tios no outro lado da cidade e demorei um quarto de hora (a cidade era muito mais pequena). Pelo caminho cruzei-me com diversos animais que andavam pelas ruas. Não eram apenas cães ou gatos como agora... mas vi porcos e galinhas também. Numa rua mais sombria vi até ratos... e onde há ratos, há pulgas. As condições de higiene wpe2.jpg (4413 bytes)eram outras.

Diz-se que anda uma praga na cidade... não se sabe porquê. Muitas pessoas adoecem e passados poucos dias morrem. Anda toda a gente assustada!

A minha vizinha anda adoentada. Começou a sentir umas dores de cabeça muito fortes e vómitos. O médico foi lá a casa. Apareceu vestido de preto dos pés à cabeça, com uma vara na mão, e uma impressionante máscara! A máscara era uma espécie de máscara de gás, tinha uns óculos de vidro para protecção e dentro do enorme bico ervas aromáticas que serviam de filtro. Será que wpe3.jpg (2750 bytes)este aspecto horrível vai assustar os espíritos que causam a doença?

O médico recomendou-lhe que se esfregasse com vinagre e a toda a família também. E avisou que poderiam aparecer umas manchas pretas ou até uns inchaços do tamanho de um ovo ou de uma maçã. Neste caso não haveria mais nada a fazer. Tinha morrido muita gente assim.

 

wpe4.jpg (11356 bytes)

 

Para alguns tratava-se de castigo divino, punição dos pecados, aproximação do Apocalipse. Para outros, os culpados seriam os judeus, os quais foram perseguidos e maltratados. Parece um pesadelo...

O que vale é que acordei no século XXI. Esta doença está devidamente estudada e conhecem-se antibióticos para a combater... Mas este século tem também uma "peste" – a Sida – . Ainda não há vacina contra a Sida e os tratamentos não conseguem acabar com esta doença. Tem também morrido muita gente. Será que amanhã vou sonhar com o século XXVI onde já tudo parece dominado em relação a esta doença?

Bibliografia:

Páginas visitadas na Internet:

http://www.galeon.com/projetochronos/chronosmedieval/concilium/pandemia.htm

http://usuarios.cultura.com.br/jmrezende/epidemias.htm

http://www.ajc.pt/cienciaj/n18/abrir.php

http://www.dhi.uem.br/publicacoesdhi/janus/02.html#marco

http://www.elmedico.net/Images/historico.htm

http://velouria.org/archives/000584.html

 

Livros consultados:

Grande Dicionário Enciclopédico – Volume XII– Clube Internacional do livro

Memória do Mundo (das origens ao ano 2000) – Círculo de Leitores

História de Portugal (dirigida por José Hermano Saraiva) – Publicações Alfa

Manual de História e Geografia de Portugal – Fátima Costa e António Marques – Porto Editora

 

Mafalda de Carvalho Monteiro, nº18, 5º A ( 2003/ 2004)

 

 

horizontal rule

 

© Isabel Malho

Número de visitantes      Hit Counter

Última modificação em 28-12-2005

shawn4.gif (4981 bytes)