Make your own free website on Tripod.com

 

A Porcelana

A porcelana é loiça muito fina e translúcida e já no séc. IX se fabricava várias peças muito bonitas, como por exemplo, serviços de chá, de pratos, jarras...

Esta loiça chama-se porcelana porque antigamente se dizia que a base da fórmula era casca de um molusco oriental chamado porcella.

Foram os Chineses que descobriram a fórmula da porcelana que era formada por dois elementos: Pé-Tun-Tsé (mistura de feldspato e quartzo) e Kau-Lim (argila branca muito pura, fria e maleável).

As peças iam para um forno e eram cozidas a 1300 graus, a seguir eram pintadas e vidradas. O resultado era fascinante. Os europeus, durante muito tempo, bem tentaram fazer loiça de porcelana, semelhante à Chinesa, mas não conseguiram. Só no séc. XVII, o alquimista Bottger conseguiu fazer uma argamassa parecida com a Chinesa. Assim nasceu a loiça de Saxe, feita nas fábricas de Saxónia.

Frei Gaspar da Cruz foi o primeiro ocidental que decifrou a verdadeira fórmula e a escreveu no livro "Tratado em que se contam muito por extenso as coisas da China", editado em 1569.

 

 

- Pesquisei no livro: "Negócios da China" nº5 da colecção Na Crista da Onda, editado pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, pág. 2 a 6.

- Fui ao site http://www.neoclassica.pt, retirar a imagem.

 

Trabalho realizado pelo aluno Manuel Casal do 5ºA nº19

 

horizontal rule

 

© Isabel Malho

Número de visitantes      Hit Counter

Última modificação em 07-12-2008