Make your own free website on Tripod.com

25abrilcartaz1.jpg (32485 bytes)

25 de ABRIL

 

O Senhor Coronel Mário Fernandes da Ponte (meu avô), 80 anos, contou-me como passou o 25 de Abril.

Na madrugada de 25 de Abril tomou conhecimento pela rádio de que estava em marcha um movimento militar com a finalidade de demitir o governo e instaurar um regime democrático. Depois de ouvir o comunicado ficou em casa até ao amanhecer porque já se encontrava na situação de reserva desde 1970.

Durante a manhã foi-se informando através da radio e de telefonemas feitos para algumas unidades militares, sobre o desenrolar dos acontecimentos.

Da parte da tarde foi até a baixa do Porto, Praça da Liberdade, por lhe constar que havia já problemas. Aí verificou que uma força da Polícia de Segurança estava em confrontos com populares, havendo já alguns feridos a serem levados para o hospital.

Foi então que se dirigiu a um telefone e comunicou ao comandante de uma unidade militar o que se estava a passar na cidade e o aconselhou a tomar diversas medidas para controlar a situação, o que realmente se verificou pouco depois.

Começava então uma nova era na vida da Nação.

Uma mudança tão rápida na vida social faz com que haja sempre grandes modificações na sociedade e a nossa revolução, a que chamaram "dos cravos", embora sem muito sangue derramado, não fugiu à regra.

Quando uma caldeira está sob grande pressão, ao abrir-se-lhe bruscamente as válvulas pode provocar queimaduras graves à sua volta.

Felizmente, as grandes manifestações verificadas acabaram-se à medida que o Povo foi tomando consciência da nova vida, do que é viver em LIBERDADE e, compreendendo que LIBERDADE não é o mesmo que LIBERTINAGEM. A primeira significa o dever de respeitar a igualdade de direitos dos outros e o direito de exigir o respeito pelos nossos direitos, a segunda não respeita nada nem ninguém, impõe o direito da força em vez da força dodireito.

Devemos ter sempre presente esta legenda:

"A MINHA LIBERDADE TERMINA ONDE COMEÇA A LIBERDADE DO MEU SEMELHANTE."

 

Inês Paes

 

 

© Isabel Malho

Número de visitantes      Hit Counter

Última modificação em 28-12-2005

shawn4.gif (4981 bytes)