Make your own free website on Tripod.com

pesquisador1.gif (16883 bytes)

    

Napoleão Bonaparte                                                

 

Passaram-se os anos, mas não as guerras. Depois da Revolução Francesa, um francês de seu nome Napoleão decide conquistar a Europa.Tenta e consegue. Durante poucos anos torna-se senhor da Europa.         

Napoleão Bonaparte tornou-se um líder em 1799 e graças à sua capacidade progressiva, foi coroado imperador de França.

Napoleão casa-se com Josefina de Beauharnais, mas “o nosso herói” divorcia-se para exigir a sua igualdade com os Habsburgos casando com Maria Luísa (filha do imperador).

 Portugal não foi o único a não aderir à sua invenção (o Bloqueio Continental), outros países não aderiram tais como: a Rússia, Noruega, Suécia e outros pequenos países.

O grande Napoleão, depois das batalhas de Eylau e Friedland e de formar uma aliança com a Rússia em Tilsit, ocupou Portugal e colocou em 1808 o seu irmão José no trono de Espanha.

Ambos os países  (Portugal e Espanha) com a simpática  ajuda (e prazer à mistura) da Inglaterra  revoltaram-se e Napoleão entra novamente no jogo sendo derrotado.

Agora estava na altura de pensar na Rússia como este país não compartilhou a mesma opinião de Napoleão (um prefeito disparate, no seu entender) Napoleão volta a atacar, ocupa Moscovo mas, graças ao Inverno rigoroso de 1812 foi uma perda de tempo, tendo de mandar o seu exercito retirar. Mais uma vez no campo de batalha (a seu pedido) desta vez com a Rússia e a Áustria, para variar é derrotado (isto em 1813).

É expulso da Alemanha. Faz uma maravilhosa campanha em França mas os seus aliados invadem Paris e forçam-no a abdicar em Abril de 1814. É mandado para a ilha de Elba sem meios de sair de lá, uma ilha ao largo da costa ocidental de Itália.

O nosso esperto guerreiro consegue fugir da “sua” ilha recuperando o poder somente por 100 dias com o auxilio do marechal Ney. Mas, a Grã-Bretanha e a Prússia lideraram uma força aliada contra ele em Waterloo em Junho.

Era o fim deste personagem que tanto lutou, tanto roubou, tanto venceu, tanto perdeu, a muito escapou e, exilado em Sta.Helena, acabou.

 Um grande lutador, Napoleão Bonaparte!

 

Gonçalo Cerquinho                2001/01/03

6ºC   nº15

Fontes de pesquisa :

http:// canais.sapo.pt/milenio

O Cidadão da Europa – Civilização – Bernardo Pianetti della Stufa

Atlas Juvenil dos Tesouros Perdidos – Editorial Notícias – Struan Reid

Dicionário Lello Escolar – Lello Editores

História e Geografia de Portugal (6º ano de escolaridade) – Porto Editora – Fátima Costa e António Marques

 

 

© Isabel Malho

Número de visitantes      Hit Counter

Última modificação em 28-12-2005

shawn4.gif (4981 bytes)