Make your own free website on Tripod.com

 

avó1.gif (17893 bytes)       Já reparaste que sabes muitas coisas de cor?

Os nomes dos jogadores da tua equipa favorita, quem são os cantores e bandas que gostas de ouvir, os nomes dos actores que preferes, etc. etc.

cantor.gif (18329 bytes)Para guardares na tua cabeça essas preciosas informações tiveste de fazer um esforço para as fixar, arrumaste os nomes dos jogadores por modalidades, por clubes, por lugares nas equipas, os cantores ficaram certamente ligados a determinadas músicas, filmes ou vídeo clipes.

Tudo isto para te dizer que sem esforço e arrumação, a informação se perde e não nos serve de nada... Num quarto desarrumado é muito difícil, ou mesmo impossível, encontrar alguma coisa!

Aqui ficam algumas dicas para te ajudar a guardar na memória do teu computadorzinho pessoal tudo o que precisas de fixar para que não voltes a dizer a célebre frase: " Não consigo, esqueço-me de tudo ".

Já sabes:

Cabeça arrumadinha

Boa nota certinha!

 

bullet

Não estudes com os auscultadores nos ouvidos ou com o rádio ligado.

bullet

Não estudes a ver Televisão.

bullet

Tenta ligar ( associar ) tudo o que precisas de fixar . Por exemplo, o Oceano Atlântico fica a Oeste da P. Ibérica .

bullet

Sempre que tenhas de decorar qualquer coisa, observa ao mesmo tempo as imagens correspondentes no livro.

bullet

Imagina rimas engraçadas, códigos secretos, listas ou palavras-chave para agrupar assuntos a fixar. Por exemplo: " 1143, quem não sabe esta data não é bom Português "

bullet

Memoriza por partes, nunca mais do que sete palavras de cada vez.

bullet

Repete várias vezes em voz baixa o que deves decorar.

bullet

A memória exige tempo -- é preciso repetir várias vezes e ao longo de vários dias para que a informação se fixe. Não te admires se só estudaste na véspera do teste e, no dia seguinte, já não sabes nada!...

bullet

A memória gosta de organização - por exemplo, ao estudarmos os Oceanos, podemos começar por reparar que três dos seus nomes começam por A e os outros dois por P e I , o que faz a palavra PIA.

bullet

Quanto mais informação temos na memória e quanto melhor a organizamos, mais compreendemos os assuntos dados nas aulas e melhores são os nossos resultados escolares.

 

© Isabel Malho

Número de visitantes      Hit Counter

Última modificação em 28-12-2005