Make your own free website on Tripod.com

AOS  PAIS

menino-dog.gif (16796 bytes)baby1.gif (8270 bytes)pais.gif (19720 bytes)

Aprendi há muitos anos que sem a vossa ajuda e compreensão, a minha tarefa é muito mais complicada, ou mesmo impossível.                                              

A História e Geografia de Portugal é uma das primeiras disciplinas na vida escolar dos vossos filhos que lhes vai falar em estudar. E esta palavra assusta-os... Estudar exige esforço e organização e eles estão pouco preparados para o fazer. Mas vai ser possível ajudá-los a encontrar um método de organização e de trabalho que lhes vai servir para qualquer aprendizagem futura. Mas para isso, preciso de contar com a vossa ajuda.

Sei que não têm muito tempo disponível, que a vida é cada vez mais apressada e que estão longe dos vossos filhos muitas horas por dia. Mas isso pode até ser transformado em algo de positivo, desde que os momentos em conjunto sejam aproveitados de uma forma construtiva, não só de uma relação afectiva, mas também de uma aprendizagem conjunta.

Permitam-me que lhes lembre algumas atitudes que podem ajudar a conseguir sucesso escolar dos vossos filhos.

bullet

Ao chegar a casa, procure saber como correu o dia escolar e verifique se os trabalhos de casa estão feitos, mas não os faça. No caso da disciplina de História, aproveite para conversar sobre os novos assuntos abordados nas aulas, para ver até que ponto o estudo e a atenção estão a ser suficientes.

bullet

Uma vez por semana, pelo menos, passe os olhos pelos cadernos diários e pela caderneta para ver se está tudo em ordem.

bullet

Venha à Escola regularmente ou procure obter informações através do telefone e da caderneta.

bullet

Não se esqueça que os fins de semana são importantes para conviver em família e descansar, depois de realizadas as tarefas de cada um.

bullet

Quando houver dificuldades, procure encorajar e ajudar o seu filho a ultrapassá-las, festejando cada vitória, ainda que seja pequena.

Finalmente, deixo aqui o desejo de que sejamos capazes, em conjunto, de formar pessoas mais interessadas no ser do que no ter, para quem o sonho seja um caminho, a solidariedade uma atitude natural e a felicidade um objectivo prioritário.

 

 

horizontal rule

 

© Isabel Malho

Número de visitantes      Hit Counter

Última modificação em 28-12-2005

Regressar à página principal